Festa em 11 de fevereiro
Em 11 de fevereiro de 1858, no vilarejo pirenaico de Lourdes, na França, uma bela jovem apareceu a uma menina pobre de 14 anos chamada Bernadette Soubirous.
Bernadette e sua irmã estavam procurando lenha perto da Gruta de Massabielle. Bernadette costumava ficar doente, portanto, quando sua irmã tirou as meias para atravessar o rio, a frágil garota permaneceu onde estava. Logo, um estranho silêncio encheu o ar.
Ela virou a cabeça para a gruta e viu na abertura da rocha uma jovem e bela dama. A "Senhora" estava vestida de branco, com uma rosa amarela em cada pé e um rosário pendurado em seu braço. Tirando seu próprio rosário do bolso, Bernadette se ajoelhou diante da "Senhora" e começou a rezar.
Essa foi a primeira das dezoito aparições da Mãe Santíssima à jovem. Durante a décima sexta aparição, em 25 de março, a festa da Anunciação, Nossa Senhora se identificou como "a Imaculada Conceição".
Bernadette correu para a casa de seu pastor, repetindo para si mesma várias vezes o estranho nome que "a Senhora" havia lhe dado para não esquecê-lo. Naquela época, a "Imaculada Conceição" não era um termo muito conhecido: apenas quatro anos antes, em 8 de dezembro de 1854, o Beato Papa Pio IX havia proclamado o dogma da Imaculada Conceição na constituição apostólica Ineffabilis Deus.
Embora desconhecido para a jovem analfabeta Bernadette, o nome que "a Senhora" lhe dera foi, para seu atônito pastor, uma confirmação maior do que ele jamais esperara.
Atendendo ao pedido de Nossa Senhora, agora há uma igreja na gruta. Nossa Senhora pediu que as pessoas viessem em procissão e perseverassem na oração e na conversão pessoal.
Durante a nona aparição, Nossa Senhora pediu a Bernadette que se ajoelhasse e se lavasse na fonte. Confusa, porque não havia nenhuma fonte perto de Massabielle, ela começou a raspar o cascalho solto do chão dentro da gruta. Ao fazer isso, formou-se uma pequena piscina, e ela juntou as mãos e bebeu, depois lavou o rosto.
No dia seguinte, a piscina estava transbordando e a água estava pingando sobre a rocha. São atribuídas a essa fonte inúmeras curas, embora apenas 67 sejam oficialmente reconhecidas pela Igreja e pela medicina.
O santuário é considerado o local de peregrinação e cura mais visitado do mundo.
A celebração da festa de Nossa Senhora de Lourdes foi estendida à Igreja universal em 1907.