Sete Domingos em honra de São José
Nota introdutória:
A piedade cristã quis resumir em sete as circunstâncias mais críticas, e portanto mais dolorosas, da vida de São José, bem como sua contrapartida, ou seja, as alegrias que sempre seguiram a essas dores.
Essa devoção foi muito indulgenciada pelo Papa Pio IX em 1847.
São as seguintes as Sete Dores e Sete Alegrias de São José:
Oração Preparatória
Deus e Senhor meu, em quem creio e espero e a quem amo sobre todas as coisas, entre a multidão de meus pecados me confundo, e com sincero arrependimento peço-vos perdão e clemência. Pesa-me de vos ter ofendido, e proponho, com a vossa divina graça, nunca mais tornar a vos ofender. Tende piedade de mim, Senhor. Escutai os meus rogos e não permitais que eu me separe de Vós. E vós, bondoso São José, intercedei por mim para que Jesus perdoe os meus pecados e derrame sobre minha alma os tesouros de sua santa graça para que eu possa fazer com fruto os Sete Domingos em vossa honra, e bem de minha alma. Lembrai-vos, meu doce protetor, que nenhum dos que têm implorado vosso auxílio tem ficado sem consolo. Animado desta confiança, venho à vossa presença neste dia, suplicando-vos as graças de que necessito e que espero conseguir de Jesus e Maria. Amém.
I Domingo − Primeira dor e primeira alegria
Digníssimo esposo de Maria, glorioso São José, se as penas e as angústias de vosso coração foram extremas na incerteza em que vós estáveis de saber se não vos era preciso abandonar vossa castíssima Esposa, vossa alegria não foi menor no momento em que o anjo vos revelou o adorável mistério da Encarnação.
– Por essa dor e essa alegria, obtende-me, eu vos suplico, agora e nas dores de minha agonia, a alegria de uma boa consciência e a consolação de morrer, como vós, entre Jesus e Maria.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.